segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SISTEMA DE SUPORTE DE DECISÕES - SSD

CARACTERISTICAS DO SISTEMAS DE SUPORTE DE DECISÕES (SSD)
Servem as necessidades de informação ao nível gerencial da empresa. Ajuda os gerentes a tomar decisões que são semi-estruturadas, que mudam rapidamente e que não são facilmente especificadas com antecedência. Devem rodar diversas vezes em um dia, afim de que corresponda as mudanças de condições. São construídos com uma variedade de modelos de análise de dados. Esses sistemas são projetados para que os usuários possam trabalhar diretamente com eles. São sistemas interativos, o usuário pode alterar suposições e incluir novos dados.

Oferece aos usuários flexibilidade, adaptação e uma resposta rápida. Permiti ao usuário iniciar e controlar a entrada e a saída. Opera com pouco e ou nenhum auxilio de programador profissional. Fornece apoio para decisões e problemas cujas soluções não podem ser antecipada.
O SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE
Entende por sistema de contabilidade um conjunto de atividades contábeis que engloba a compreensão da atividade empresarial, necessária para elaboração desde o plano de contas que será utilizado pela empresa, como os indicadores de resultado, a análise e interpretação de todos os fatos ocorridos, a contabilização e a elaboração das demonstrações financeiras e as recomendações para melhoria e aperfeiçoamento do desempenho da empresa. A contabilidade passou por vários processos de restruturação. No passado a escrituração era manual, devendo ser feita com muito capricho, sem rasuras e ressalvas; depois passou por um processo maquinizado, mecanizado, por sistemas eletrônicos e, pode-se dizer, que atualmente se encontra no estágio da informatização. Os contadores precisaram se adaptar às necessidades da profissão e passaram a aceitar as mudanças além daquelas que se referem às legislações, tributos e seus afazeres. Também precisou evoluir no conhecimento — no início a grande preocupação era que a informática poderia substituir o trabalho humano, no entanto, ela apenas passou a contribuir para um trabalho de melhor qualidade, com mais rapidez no processamento dos dados e das informações. O sistema de informação contábil é um dos componentes do sistema de informação gerencial. Em geral deverá ser composto das seguintes partes:
Contabilidade geral=> direcionada ao registro contábil nos moldes do padrão internacional, com o foco nos itens monetários de Balanço (Contabilidade financeira). Pode disponibilizar trabalhos adicionais como a elaboraçãode fluxo de caixa, planilhas de empréstimos, cálculo de juros, etc.);
Contabilidade patrimonial=> direcionada a informação para a gestão dos chamados itens não monetários do balanço: contas do Ativo Permanente e do Patrimônio Líquido, cálculo da Depreciação, Reavaliação, etc.


 Contabilidade de custos=> integrada a movimentação dos almoxarifados e direcionada a informação sobre a apropriação e os rateios contábeis dos custos e despesas;
Contabilidade gerencial=> informação para a gestão administrativa com ênfase nas análises financeira e econômica (esta última principalmente em relação aos custos e investimentos), conversão em moeda estrangeira, consolidação de balanços, etc.
Controladoria=> integrada aos Orçamentos de curto-prazo, e direcionadas às informações dos chamados itens controláveis do Balanço.
Contabilidade Estratégica=> integrada aos Orçamentos e Programas de Longo-Prazo, direcionadas à informação para a chamada Gestão Estratégica.
Como os softwares desse tipo seguem o padrão internacional, as especializações brasileiras como Contabilidade tributária e Contabilidade Pública quando necessárias devem ser adaptadas (customizadas) à "plataforma" original dos programas, o que traz imensas dificuldades aos profissionais contábeis do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário