segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES - SPT


Existir diferentes tipos de empresas, há também diferentes tipos de sistemas servindo a cada nível da empresa. Um destes sistemas é o SPT, que é um tipo de sistema que serve a um nível da empresa chamado de Nível Operacional. O nível operacional dar suporte aos gerentes das empresas, monitorando as atividades e transações diárias ou normais, como exemplo controle de estoque, folhas de pagamento, atendimento a clientes, fluxo de materiais, entre outros. O seu principal objetivo é responder a questões de rotinas, (quantas peças existem no estoque, o que aconteceu com o pagamento do cliente, qual o tamanho da folha de pagamento deste mês), e acompanhar o fluxo de transações através da empresa.

Os SPT ajudam as empresas a fazerem suas atividades mais importantes de maneira mais eficiente. Esses sistemas são importantes fornecedores de dados para o nível operacional da empresa como também para os níveis mais elevados da empresa.

 CARACTÉRISTICAS DO SPT
Entrada e alimentação de dados. Processamento e  armazenamento. Geração de documentos. Grande quantidade de dados de entrada e de saída. Necessidade de processamento eficiente. Alto grau de repetição no processamento. Computação simples. Grande necessidade de armazenamento. Necessidade de auditoria. Problemas relacionados com segurança.
CONTAS A RECEBER
O Escritório Nas Nuvens LTDA, faz uso parcial desta ferramenta devido a uma quantidade muito pequena de funcionário, abrangendo um total de sete funcionários. A empresa usa a ferramenta no sentido de deixar registrado débitos a partir de dados gerados dos clientes, além de fornecer relatórios ao gerente para ajudá-lo a controlar o crédito que a empresa possui e a cobrar o dinheiro que estão devendo a empresa.
CONTAS A PAGAR
A empresa Escritório Nas Nuvens possui dados ligados a compras e pagamentos dos seus fornecedores. Preparação de cheques em pagamento de faturas e produzindo relatórios de administração de caixa. A empresa faz o pagamento dos seus fornecedores para manter boas relações, com garantia de uma boa situação de crédito e a segurança de todos os descontos possíveis oferecidos pelo pronto pagamento, além de apresentar um controle financeiro de todos os desembolsos de caixa, fornecendo ao gerente as informações necessárias para que o mesmo possa analisar os pagamentos, as despesas, as compras, as contas de despesa com funcionários e as necessidades de fundos de caixa.

FOLHAS DE PAGAMENTO

A empresa recebe e mantém os dados dos cartões de ponto dos funcionários e outros registros de trabalho. Produz os contracheques e as declarações de rendimentos dos seus sete funcionários, e  observa sempre os  relatórios de folha de pagamento. O Escritório Nas Nuvens LTDA, efetua os pagamentos dos seus funcionários em tempo programado devido a esse e outros dados registrado.

CATEGORIAS FUNCIONAIS DO SPT
  • Vendas-marketing,
  • Fabricação-produção,
  • Finanças-contabilidade,
  • Recursos humanos.
O Escritório Nas Nuvens LTDA,  possue na categoria funcionais às Finanças-Contabilidade, Recurso Humano,  e o Marketing.

LIVRO-RAZÃO GERAL
Há no Escritório Nas Nuvens LTDA, um livro que reuni todos os dados de contas a receber, contas a pagar, folha de pagamento e outros sistemas de informação contábil. Este livro chama-se de Livro Geral, é um sistema que cria os demonstrativos e relatórios financeiros e periódicos, ajudando a nossa empresa a executar as tarefas contábeis de maneira cuidadosa, além de fornecer os melhores controles financeiros e relatórios administrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário