segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL - SIG

São planejados para acompanhar o  controle, a tomada de decisão e a atividades administrativas dos gerentes.
Fornecem relatórios periódicos ao invés de informações instantâneas sobre as operações.
Na verdade é um conjunto integrado de pessoas, de procedimentos, de banco de dados e de dispositivos que suprem os gerentes e os tomadores de decisão com informações para ajudá-los a alcançar as metas da organização, gerando relatórios diversos. Ele cria produtos de informação que apoiam muitas as necessidades do dia a dia da tomada de decisão do gerente da nossa empresa. Relatórios, telas e respostas produzidas por esse Sistemas de Informações, fornecem informações ao gerente que especifica de antemão o adequado atendimento de suas necessidades de informação. Esses produtos de informação predefinidos satisfazem as necessidades de informação do nosso gerente aos níveis operacional e tático, que encontram tipos mais estruturados de situações de decisão.

Esse Sistema criam relatórios com formatos fixos e padronizados. Produzem relatórios impressos e em tela. Usam dados internos armazenados em computador. Permitem que usuários  façam seus próprios relatórios personalizados.

OS BENEFÍCIOS DO SIG PARA EMPRESA DE CONTABILIDADE

Redução de custos nas operações. Melhoria no acesso às informações com relatórios precisos e rápidos. Melhoria na produtividade e nos serviços realizados e oferecidos. Melhoria na tomada de decisões, com fornecimento de informações mais rápidas e precisas. Estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão. Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões. Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações.  Redução do grau de centralização de decisões na empresa. Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.



Três importantes alternativas de relatórios são fornecidas por esses sistemas:

1-Relatórios Periódicos Programados ou agendados: Esta forma tradicional de fornecimento de informações para os gerentes utiliza um formato pré-especificado projetado para fornecer aos gerentes informações em uma base regular.
2-Relatórios de exceção: Os relatórios são produzidos apenas quando ocorrem condições excepcionais.
3-Relatórios por demanda ou solicitação: As informações encontram-se disponíveis sempre que um gerente as requisita.
ÁREAS DE APLICAÇÃO DOS SIG
·         Marketing
·         Industrial
·         Financeiro
·         Recurso Humano

O marketing diz respeito ao planejamento,  a promoção e a venda de produtos existentes em mercados existentes e ao desenvolvimento de novos produtos e novos mercados para melhor atender clientes correntes e potenciais. Os sistemas de informação de marketing integram o fluxo de informações exigido pelas muitas atividades de marketing. No Escritório Nas Nuvens os funcionários como também os clientes contam com a ficha de sugestões e opiniões que são transformados em relatórios que quando recebida pelo o gerente juntamente com o pessoal de marketing procuram de uma forma ou de outra elevar a divulgação da empresa.
 

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
 A função de administração de recursos humanos envolve o recrutamento, colocação, avaliação, remuneração e o desenvolvimento dos funcionários de uma empresa. Dessa forma, os sistemas de informação de recursos humanos são projetados para apoiar: O planejamento para atender as necessidades de pessoal da empresa. O desenvolvimento de funcionários até o seu potencial pleno. O controle de todas as políticas e programas de pessoal.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE MARKETING - SIM

Toda empresa deve organizar um rico fluxo de informações para seus gerentes de marketing. Empresas competitivas estudam as necessidades de informações de seus gerentes e projetam seus sistemas de informações de marketing (SIM) de modo a satisfazer a essas necessidades.
Um Sistema de Informações de Marketíng (SIM) é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de marketing.
Para realizar sua análise, planejamento e implementação e controlar responsabilidades, os gerentes de marketing precisam de informações sobre acontecimentos no ambiente de marketing. O papel do SIM é avaliar as necessidades de informação da gerência, obter as informações necessárias e distribuir essas informações de maneira oportuna.


SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA


São baseados no computador apoiam os gerentes financeiros nas decisões relativas ao financiamento de uma empresa e à alocação e controle de recursos financeiros na empresa. As principais categorias de sistemas de administração financeira incluem: A administração de caixa e investimentos, Orçamentos de capital, Previsão financeira e Planejamento financeiro.


Administração de Caixa=> Coleta informações, em tempo real ou em uma base periódica, sobre todos os recebimentos e desembolsos de caixa de uma empresa. Os sistemas de administração de caixa permitem às empresas depositarem ou investirem mais depressa os fundos em excesso aumentando a renda gerada pelos fundos depositados ou investidos. Produzem previsões diárias, semanais ou mensais de recebimentos ou desembolsos de dinheiro que são usadas para identificar futuros déficits ou excessos de caixa.
Administração de investimento online=> Muitas empresas investem seu excesso de caixa em títulos negociáveis de baixo risco em curto prazo ou em alternativas de maior retorno e risco, de forma que a receita do investimento possa ser obtida até que os fundos sejam requeridos. Os serviços on-line de administração de investimentos ajudam o gerente financeiro a tomar decisões de compra, venda ou retenção para cada tipo de título de forma a desenvolver uma composição ótima de títulos que minimize riscos e maximize receitas de investimento para a empresa.

ORÇAMENTO CAPITAL

O processo de orçamento de capital envolve a avaliação da rentabilidade e impacto financeiro de propostas de dispêndios de capital. Esta aplicação faz uso intenso de modelos de planilha eletrônica que incorporam a análise do valor atual dos fluxos de caixa esperados e a análise de probabilidade de riscos para determinar a ótima combinação de projetos de capitalização para a empresa.

PREVISÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Uma diversidade de pacotes fornece técnicas analíticas que resultam em previsões econômicas ou financeiras de condições econômicas locais e nacionais, níveis de salários, níveis de preço e taxas de juros. Os sistemas de planejamento financeiro ajudam a determinar as necessidades financeiras de uma empresa e analisam métodos alternativos de financiamento do negócio. Utilizam previsões financeiras relativas à situação econômica, operações empresariais, tipos de financiamento disponíveis, taxas de juros e preços de ações e obrigações para desenvolver um plano ótimo de financiamento para a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário